Clientes
INDÚSTRIA AUTOMOTIVA
CENÁRIO
A indústria automobilística está enfrentando uma década rápida e disruptiva. A IoT (Internet das Coisas) revolucionará a forma como compramos e conduzimos os veículos. Estamos testemunhando uma nova era de carros inteligentes e sustentáveis. A cadeia de valor automotiva tradicional está sob ameaça à medida que novos players de tecnologia desafiam as OEMs (Fabricantes de Equipamentos Originais) incumbentes e concessionárias em grande escala. Os vencedores serão capazes de otimizar operações, desenvolver novas capacidades, integrar tecnologias digitais e fomentar ecossistemas produtivos.
DESAFIO
Uma empresa automobilística global localizada na América Latina estava enfrentando uma enorme pressão de custos (principalmente devido a custos diretos e processos ineficientes) para inovar e lançar novos carros. A empresa também estava perdendo participação de mercado em diferentes segmentos. Além disso, suas fábricas estavam perdendo sua posição competitiva em comparação com fábricas em países de baixo custo.
SOLUÇÃO
A BMI trouxe insights únicos e expertise relacionados à dinâmica de mercado e aos fatores de sucesso necessários para a excelência em manufatura. Além disso, tínhamos especialistas no local que avaliaram cuidadosamente todas as etapas necessárias para o lançamento de um novo veículo. Em seguida, implementamos nosso programa de excelência em desenvolvimento de produtos e análise da cadeia de suprimentos com foco no design, desenvolvimento e produção de veículos, trabalhando lado a lado com equipes multifuncionais para gerar insights poderosos sobre orçamento de custos, gestão de manufatura e inovação de produtos.
IMPACTO
A empresa automobilística global conseguiu aprimorar seus processos, integrando melhor o design, o desenvolvimento, a manufatura e a execução de vendas. A empresa conseguiu garantir linhas de produção mais flexíveis e eficientes. O tempo necessário para o lançamento de novos carros foi reduzido. A otimização das funções de suporte também foi fundamental para atender aos objetivos orçamentários e de desempenho.
BENS DE CONSUMO
CENÁRIO
Até 2030, as cidades urbanas serão responsáveis por 90% do consumo global. É esperado que as grandes cidades em países emergentes representem mais de 35% desse montante. A distribuição e a diferenciação de produtos serão críticas para o sucesso. Mudanças estruturais nos canais, impulsionadas pelo crescimento de formatos de descontos e comércio eletrônico, tecnologias digitais e um envelhecimento da população, também estão redefinindo os modelos de negócios para as empresas de bens de consumo. As empresas de bens de consumo mais bem-sucedidas estão encontrando novas maneiras de gerenciar estratégias de criação de valor centradas na demanda e transformação operacional.
DESAFIO
Uma empresa global de bens de consumo estava lidando com desafios de inovação em espaços não explorados e ativação de marca em todos os pontos de contato com o consumidor. Mais especificamente, a empresa precisava expandir seu portfólio ao aumentar a receita dos segmentos de mulheres e jovens adultos. Em uma era de mudanças nas preferências dos consumidores e crescente concorrência, a alta administração da empresa queria entender completamente como esses compradores segmentados estavam fazendo suas escolhas. Eles já sabiam que a segmentação de clientes era impulsionada pela indústria, em vez de guiada pela escolha do consumidor.
SOLUÇÃO
A BMI designou uma equipe especial de alto potencial da empresa para avançar conjuntamente da mineração de dados para insights práticos com consumidores-alvo reais. Ajudamos essa equipe especial a aplicar pesquisas baseadas em necessidades e técnicas de segmentação que chegaram aos verdadeiros impulsionadores do comportamento do consumidor e ajudaram a identificar os grupos-alvo mais promissores entre mulheres e jovens adultos. Em seguida, apoiamos a empresa na realização de transformações fundamentais em seu design organizacional, incluindo estruturas funcionais, funções e responsabilidades, processos de negócios e processos de tomada de decisão.
IMPACTO
A empresa articulou elegantemente uma estratégia de marca capaz de capturar valor potencial nesses dois novos segmentos. Definimos estratégias claras para traduzir a visão da empresa para mulheres e jovens adultos em ações concretas, apoiadas por comunicação ressonante. A empresa alcançou um crescimento elusivo e impulsionou os lucros ao construir e incorporar melhores práticas em marketing de comércio, inovação de produtos e gerenciamento de canais.
SERVIÇOS FINANCEIROS
CENÁRIO
A indústria bancária de varejo enfrenta desafios disruptivos. O setor está sob constante pressão de margem, além de uma forte concorrência de players não tradicionais. A supervisão regulatória continuará a se intensificar, aumentando os requisitos de capital e reduzindo a lucratividade. Os bancos de varejo devem buscar com urgência uma transformação digital para sua abordagem tradicional de marketing agressivo em lojas físicas. Eles precisam desenvolver capacidades digitais que simplifiquem radicalmente suas operações, ao mesmo tempo em que melhoram drasticamente a experiência do cliente por meio de maior eficiência, qualidade e ofertas personalizadas.
DESAFIO
Uma instituição financeira global entre as 50 maiores do mundo precisava se tornar mais proativa, ágil e precisa ao direcionar e engajar os clientes. O banco buscava um melhor equilíbrio entre a necessidade de reduzir os custos de distribuição do varejo, a oportunidade de aumentar sua participação no mercado e a satisfação do cliente entre clientes de alta renda e corporativos. O desafio era implementar uma nova estratégia de varejo para mais de 4.000 agências e criar uma abordagem de banco de atacado para reter clientes corporativos de alto nível.
SOLUÇÃO
A BMI desenvolveu uma visão abrangente de como integrar distribuição, gestão de talentos, desenvolvimento de produtos e backoffice, usando nossa metodologia exclusiva “PACTO” para alcançar um desempenho significativamente superior em vendas e desempenho financeiro. Criamos uma estrutura organizacional para os novos serviços bancários corporativos centrados em clientes corporativos. Além disso, desenvolvemos ferramentas e painéis para revitalizar a execução de vendas no setor bancário de varejo. Avaliamos vários modelos de entrega de serviços por meio de canais, identificamos oportunidades para criar melhores experiências para o cliente e transformamos a experiência aprimorada em valor econômico, reconhecimento de marca e fidelidade do consumidor.
IMPACTO
O banco teve crescimento de receita ao melhorar a produtividade de suas equipes de vendas consultivas e aumentar a satisfação do cliente. O banco de varejo desenvolveu capacidades distintivas em gestão de vendas, otimizando os papéis de backoffice e gerentes de linha de frente. O banco corporativo evoluiu rapidamente para buscar a liderança de mercado em serviços bancários corporativos, bancos de investimento e gestão de ativos.
PETRÓLEO E GÁS
CENÁRIO
As notícias se concentram nos preços voláteis da energia, mas as empresas do setor de downstream estão lidando com reestruturação, desregulamentação e consolidação corporativa. O crescimento populacional, o crescimento econômico e melhorias na eficiência energética são os principais influenciadores da demanda por energia. Empresas que se concentram em estratégias de varejo de downstream de longo prazo devem melhorar a eficiência operacional, reduzir custos e proteger receitas e margens ao diversificar e ampliar além das tradicionais estações de serviço de combustíveis.
DESAFIO
Um dos maiores conglomerados da América Latina, principalmente focado em petróleo e gás, precisava definir novos horizontes estratégicos e desenvolver novas capacidades organizacionais. Foi necessário um novo design de empresa matriz para gerenciar cinco unidades de negócios diferentes com oportunidades significativas de crescimento orgânico, fusões e aquisições e sinergias operacionais. O desafio era implementar um novo modelo de negócios com base em uma análise aprofundada das lacunas culturais e operacionais. A empresa também necessitava de aconselhamento para o conselho de administração e desenvolvimento de liderança.
SOLUÇÃO
A BMI desenvolveu um modelo de negócios abrangente, integrando propósito corporativo, direções estratégicas, atributos culturais, pilares operacionais e habilidades essenciais da organização. Implementamos nossas metodologias exclusivas VASE© e JOTA© para apoiar seu roteiro de transformação holística, abordando comportamentos funcionais e disfuncionais coletivos. Também implementamos nossa metodologia globalmente reconhecida, ELOS©, para desenvolver mais de 600 líderes de todas as unidades de negócios e centros corporativos em diferentes regiões.
IMPACTO
A empresa aumentou seu valor de mercado e rentabilidade, superando seus pares globais. Além disso, a empresa conseguiu implementar com sucesso uma estratégia agressiva de fusões e aquisições em muitas regiões. A empresa desenvolveu novas capacidades organizacionais em gestão, otimização de processos, gestão de talentos e inovação digital. A empresa redesenhou com sucesso suas unidades de negócios para atender a novos objetivos estratégicos e implementou pipelines de liderança consistentes para diferentes funções e regiões.
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
CENÁRIO
A abordagem tradicional da indústria farmacêutica baseada em anúncios em massa, forças de vendas, acesso permanente a médicos e pacientes relativamente desinformados está se desgastando. Um novo conjunto de comportamentos já está mudando as empresas farmacêuticas: os indivíduos estão começando a controlar seus próprios tratamentos de saúde; o ambiente clínico agora se concentra no suporte ao tratamento; a fidelidade à marca dos pacientes está diminuindo à medida que a conscientização sobre os custos aumenta; as empresas farmacêuticas estão gradualmente perdendo o controle sobre suas próprias marcas nas mídias sociais. Em particular, as empresas farmacêuticas estão falhando em se conectar com possíveis pacientes nas primeiras etapas da doença, quando ainda estão procurando informações sobre os sintomas. Por fim, medicamentos genéricos e biossimilares estão erodindo as margens de lucro.
DESAFIO
Uma grande empresa farmacêutica global, após uma estratégia agressiva de fusões e aquisições por quase uma década, precisava refinar seu planejamento de vendas e operações, gestão de portfólio de produtos, governança corporativa, controles internos e gestão de talentos. A alta administração estava avaliando como as operações e as vendas poderiam estar mais bem alinhadas com a estratégia de negócios global e impulsionar o desempenho para cada região e unidade de negócios. A empresa já havia percebido que a perspectiva da jornada do paciente era fundamental para redesenhar seus processos, pessoas e controles.
SOLUÇÃO
A BMI desenvolveu um modelo de negócios abrangente, integrando o propósito corporativo, direções estratégicas, atributos culturais, pilares operacionais e habilidades essenciais da organização. Implementamos nossas metodologias exclusivas VASE© e JOTA© para apoiar seu amplo roteiro de transformação. Também implementamos nossa metodologia globalmente reconhecida, ELOS©, para desenvolver líderes de todas as unidades de negócios e funções corporativas. Nós nos envolvemos em atividades de consultoria para o CEO e no desenvolvimento da equipe do comitê executivo.
IMPACTO
A alta administração adotou uma cultura colaborativa e questionou as barreiras que impediam uma maior cooperação e integração entre as funções corporativas e as unidades de negócios. A empresa foi capaz de melhorar a conexão entre os componentes internos e externos da rede com recursos em toda a cadeia de valor para oferecer alta qualidade e serviço por um custo adequado. A empresa melhorou sua excelência operacional e reinventou seu modelo de negócios ao desenvolver capacidades não tradicionais e incorporá-las em plataformas de lançamento de produtos e novos planejamentos de vendas e operações. A empresa também integrou melhor seu acesso ao mercado, comunicação, assuntos governamentais e regulamentações para melhorar a gestão de stakeholders.
indústrias
CENÁRIO
Diante do crescimento da população global em mercados emergentes, o setor agroindustrial precisará gerar resultados equivalentes à sua produção total dos últimos 10.000 anos nos próximos 40 anos. A produtividade agrícola deverá ser aprimorada por meio do uso de tecnologias digitais. No entanto, as mudanças climáticas e regulamentações ambientais estão aumentando a incerteza e a volatilidade no setor. Empresas de comércio, fabricantes de equipamentos e empresas químicas estão competindo e moldando o cenário digital para os agricultores em diversas regiões. Os órgãos governamentais também estão definindo políticas nacionais para atender à crescente demanda global por alimentos, combustíveis e fibras, considerando ao mesmo tempo aspectos econômicos e ambientais.
DESAFIO
Um conglomerado químico global, após se desfazer de várias linhas de produtos de commodities e consolidar sua presença mundial em especialidades agrícolas líderes, precisava redesenhar seu modelo operacional, adotar novas tecnologias e alavancar suas capacidades culturais. O desafio era aumentar a eficiência, reduzir custos, mitigar os impactos das regulamentações governamentais, melhorar o acesso ao mercado e desenvolver capacidades organizacionais para apoiar novas estratégias. A equipe da alta administração também precisava de novas regras para ajustar os pontos organizacionais fortes às novas megatendências e ao cenário incerto que permeava toda a cadeia de valor.
SOLUÇÃO
Implementamos nossas metodologias exclusivas VASE© e JOTA© para melhorar a visibilidade, a confiança entre áreas, e a comunicação entre unidades de negócios, serviços compartilhados e a plataforma corporativa. Nossa abordagem de consultoria concentrou recursos e capital em insights bottom-up, planejamento integrado de vendas e operações, segmentação de mercado orientada para o cliente, alianças estratégicas em toda a cadeia de valor agrícola e melhoria da participação de mercado. Também implementamos nossa metodologia reconhecida globalmente, ELOS©, para desenvolver líderes de todas as unidades de negócios e funções corporativas. Fornecemos aconselhamento ao CEO e promovemos o trabalho em equipe para o comitê executivo.
IMPACTO
A empresa adotou novos valores fundamentais baseados em confiança, colaboração, inovação, coragem e foco no cliente. Uma nova estratégia corporativa identificou pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças para cada unidade de negócios e usou essas informações para desenvolver um plano operacional coeso. A gestão de projetos foi otimizada para apoiar as novas capacidades essenciais necessárias pelo novo modelo operacional. A empresa também reequilibrou rapidamente os investimentos principais em aplicativos de gerenciamento agrícola e soluções de proteção de cultivos geneticamente modificados.
VAREJO
CENÁRIO
O varejo é provavelmente um dos setores mais vibrantes e dinâmicos, enfrentando feedback instantâneo dos consumidores a cada segundo,todos os dias. Impulsionadas pela competição de preços e consolidação de participação de mercado, as grandes empresas varejistas operam em diversas regiões, canais, categorias e modelos. Embora o tamanho e o escopo possibilitem a eficiência de custos, também aumentam a complexidade e reduzem a velocidade.Ainda assim, muitos varejistas carecem de estratégias promocionais claras para orientar as decisões do dia a dia. Os planos são derivados de nossas ações passadas e não estão vinculados às aspirações estratégicas. Estabelecer a base para o crescimento da receita requer o design de estratégias corporativas,novos modelos operacionais e tecnologias confiáveis.
DESAFIO
Uma das maiores empresas globais de pneus e borracha precisava reformular suas vendas e operações tanto para segmentos de consumo quanto comerciais. Nosso desafio era desenvolver novas capacidades organizacionais para criar estruturas sólidas, impulsionar o desempenho,renovar os canais de distribuição e apoiar a criação de ofertas atrativas com base no atendimento ao cliente, gerenciamento de sortimento, precificação e promoções. A empresa precisava criar valor tangível para revendedores e clientes, otimizando o mix de marketing e aprimorando a gestão da cadeia de suprimentos.
SOLUÇÃO
A BMI desenvolveu uma abordagem pragmática, passo a passo,sobre como integrar operações de varejo, gerenciamento de vendas,desenvolvimento de produtos e capacidades corporativas, usando nossa metodologia exclusiva PACTO© para alcançar desempenho financeiro e de vendas significativamente melhores. Envolvemos revendedores comerciais e de consumo em uma ampla variedade de iniciativas estratégicas. Focamos em um painel de controle de gestão que abrange atendimento ao cliente, gerenciamento de produtos e da cadeia de suprimentos, construindo processos robustos de vendas e operações. Identificamos oportunidades para criar melhores experiências para clientes e consumidores e transformamos experiências aprimoradas em valor econômico, conscientização da marca e fidelidade do consumidor. Alinhamos as equipes de liderança para desenvolver capacidades em toda a organização.
IMPACTO
A empresa conseguiu construir relacionamentos estratégicos mais fortes com revendedores comerciais e de consumo. O planejamento de promoções foi aprimorado por meio de uma melhor coordenação de calendário e pela medição sistemática de mecanismos de precificação e promoções. A empresa utilizou com êxito ferramentas de análise de dados em parceria com os revendedores para melhorar a eficiência de vendas, gestão de produtos e atendimento ao cliente. Os revendedores aprimoraram processos e capacidades organizacionais para promover novas perspectivas e desenvolver novas capacidades. Um ponto ainda mais importante é que os revendedores foram capazes de oferecer produtos mais sofisticados e melhorar suas margens de contribuição em diferentes linhas de atendimento ao cliente.
Social Sector
CENÁRIO
Os fundamentos dos negócios são assim chamados porque podem ser aplicados em diferentes momentos, lugares e contextos. As organizações do setor social estão adotando cada vez mais as melhores práticas de negócios para alocar estrategicamente recursos escassos e gerar um impacto positivo nas comunidades. Espera-se também que as empresas se unam a organizações sociais —tanto públicas quanto privadas — para avançar além de questões sociais e ambientais. Empresas privadas, associações industriais, governos, entidades filantrópicas e organizações sem fins lucrativos estão buscando criar conexões entre setores que permitam um impacto relevante por meio de colaboração positiva e práticas socialmente responsáveis.
DESAFIO
Uma das principais organizações sociais seculares no Brasil precisava integrar sua unidade social tradicional e sua unidade cultural recentemente incorporada. A equipe de liderança buscava inovação social,trazendo novas práticas de negócios, aprimorando os modelos operacionais existentes e implementando ferramentas impactantes para resolver diversos desafios sociais relevantes relacionados à educação, cuidado com idosos e inclusão cultural em uma das maiores cidades da América Latina. Por fim, o Conselho de Administração estava especialmente preocupado com o planejamento sucessório e a governança corporativa.
SOLUÇÃO
Implementamos nossas metodologias exclusivas VASE© e JOTA© para definir um roteiro estratégico e alinhar a organização e os modelos operacionais para alcançar o inspirador propósito de transformar a vida das pessoas. A equipe de gestão melhorou a visibilidade, a confiança interfuncional e a comunicação entre suas unidades sociais e culturais e a plataforma corporativa. Desenvolvemos alinhamento entre as equipes de gestão para permitir que lidem melhor com os desafios de integração, aproveitando as sinergias entre os processos sociais e culturais.
IMPACTO
A ser medido.
tecnologia
CENÁRIO
A indústria de pagamentos permanece como um campo dinâmico no cenário global. Grandes empresas de tecnologia e instituições financeiras estão investindo pesadamente em um novo mundo de pagamentos digitais, além de dar origem a uma série de novos concorrentes para os players tradicionais.Entre os principais impulsionadores da mudança estão as soluções de pagamento digital que podem ser usadas em diferentes estruturas de ponto de venda,pagamentos instantâneos, criptomoedas e tecnologias de blockchain. As startups agora podem representar uma ameaça real para adquirentes e bancos tradicionais,devido ao seu foco em serviços de transações menos regulamentados, à proeminência dos smartphones como canal e às expectativas em constante evolução dos clientes.
DESAFIO
Uma das maiores empresas de aquisição de pagamentos do mundo precisava desafiar seu próprio modelo operacional tradicional para liderar um novo mundo de pagamentos digitais para consumidores, onde indivíduos altamente conectados interagem com varejistas digitalizados com base na conectividade ubíqua, computação em nuvem, tokenização e aplicativos IoT. O desafio era aumentar a eficiência operacional, mitigar o impacto da regulamentação governamental, estimular novas propostas de valor, consolidar a governança corporativa e desenvolver as capacidades organizacionais necessárias para sustentar novas estratégias. A equipe de alta administração também precisava de novas regras para ajustar os pontos organizacionais fortes da empresa às novas megatendências e ao cenário incerto que permeava toda a cadeia de valor.
SOLUÇÃO
A BMI desenvolveu um modelo de negócios abrangente,integrando o propósito corporativo, direções estratégicas, atributos culturais,pilares operacionais e competências essenciais da organização. Aplicamos nossas metodologias exclusivas VASE© e JOTA© para apoiar o extenso roteiro de transformação da empresa. Implementamos nossa metodologia exclusiva PACTO© para alcançar desempenho financeiro e de vendas significativamente mais elevado,integrando desenvolvimento de produtos, vendas, operações e capacidades corporativas.Também implementamos nossa metodologia reconhecida globalmente, ELOS©, para desenvolver líderes de diferentes empresas e regiões. Paralelamente, atuamos em aconselhamento ao CEO e promovemos o trabalho em equipe para o comitê executivo.
IMPACTO
A equipe de liderança adotou e apoiou os novos valores essenciais relacionados ao foco no cliente e à excelência operacional. A empresa conseguiu construir relacionamentos estratégicos mais sólidos com varejistas e consumidores. A equipe de vendas entendeu que a perspectiva da jornada do cliente era fundamental para redesenhar os processos, equipes e controles. Os líderes reinventaram o modelo de negócios da empresa ao desenvolver capacidades não tradicionais e incorporá-las em plataformas de lançamento de produtos e novos planejamentos de vendas e operações. A empresa também melhor integrou uma abordagem de lançamento de mercado com sua comunicação, assuntos governamentais e status regulatório para melhorar a gestão de stakeholders. A empresa melhorou significativamente seu valor de mercado e retorno sobre o capital investido.
Telecom
CENÁRIO
As operadoras de telecomunicações enfrentam tempos cada vez mais difíceis à medida que a digitalização transforma o cenário da indústria.Na verdade, a digitalização está desafiando quase todos os aspectos da cadeia de valor das telecomunicações: multicanais, e-saúde, processos industriais digitais e experiência do cliente. As operadoras utilizam a análise de dados para reduzir a rotatividade de clientes, tomar decisões de marketing mais assertivas, melhorar as vendas e otimizar o design de redes. A dinâmica competitiva está mudando à medida que as linhas fixas tradicionais e os serviços de voz e mensagens continuam a encolher devido a políticas regulatórias e ao paradigma das redes sociais. No entanto, muitas operadoras,principalmente as empresas incumbentes, estão lutando para lidar com as novas expectativas dos clientes, muitas vezes culpando sistemas de TI rígidos,fragmentação estrutural, pressões de caixa e processos de tomada de decisão burocráticos.
DESAFIO
Um gigante global das telecomunicações precisava digitalizar seu modelo de negócios, fortalecendo assim sua liderança e habilidades internas, agrupando seus produtos e serviços altamente complexos e flexibilizando suas estruturas rígidas. O desafio era aumentar a eficiência,reduzir custos, mitigar os impactos das regulamentações governamentais,fomentar parcerias estratégicas, melhorar o acesso ao mercado e desenvolver capacidades organizacionais para apoiar novas estratégias digitais. A equipe da alta administração também precisava de novas regras para ajustar seus pontos organizacionais fortes às novas megatendências e ao cenário incerto que permeava toda a cadeia de valor.
SOLUÇÃO
A BMI aplicou suas metodologias exclusivas VASE© e JOTA©para apoiar o extenso roteiro de transformação da empresa, com base em um modelo de negócios abrangente que integrava propósito corporativo, direções estratégicas, atributos culturais, pilares operacionais e competências organizacionais essenciais. Também implementamos nossa metodologia reconhecida globalmente, ELOS©, para desenvolver líderes das diferentes empresas e regiões do grupo. Paralelamente, atuamos com aconselhamento ao CEO e promovemos o trabalho em equipe para o comitê executivo. Também treinamos equipes de liderança dos segmentos de suporte à rede e clientes residenciais.
IMPACTO
A alta administração adotou uma cultura colaborativa e questionou as barreiras que impediam uma maior cooperação e integração entre as funções corporativas. Agora a empresa está mais bem preparada para projetar modelos organizacionais eficazes, desenvolver novas capacidades e aprimorar processos que criam e sustentam valor. Os líderes corporativos estão mais focados no desenvolvimento de tecnologias adjacentes promissoras, bem como em soluções integradas baseadas em plataformas. A empresa também conseguiu reformular sua unidade de negócios de linhas fixas,concentrando-se em ofertas combinadas e minimizando os custos de serviço. A alta administração começou a alavancar a infraestrutura central para desenvolver novas áreas de crescimento, como TV e mídia, serviços de nuvem e aplicativos móveis.